Inovação

Serviço: Consultoria Ambientes Seguros
Com a retomada das atividades econômicas, empresas devem estabelecer barreiras de prevenção da disseminação local de infecções.

Esta é a forma que o setor econômico tem de demonstrar aos colaboradores, clientes, parceiros e sociedade em geral o compromisso, assim como o respeito, pela saúde e segurança de todos.

Nossa missão é identificar o trabalho como é realizado, envolvendo o time de trabalhadores, testar alternativas, treinar equipes, colocar em prática e reavaliar modificações são etapas deste processo de implementação de melhorias.

Através da análise de indicadores de adesão as boas práticas e medidas de segurança é emitido um certificado, selo que comprova a segurança do ambiente auditado.

ISA (Infection Surveillance Assistant)

Construído para aumentar a eficiência dos profissionais de CCIH.

Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) é a capacidade aplicada a máquinas para simular processos realizados por humanos a partir do aprendizado de experiências reais. Nossa ferramenta de IA simula o que os profissionais de controle de infecção fazem na busca ativa de infecções hospitalares.

Vigilância automatizada das infecções hospitalares utilizando ferramentas de inteligência artificial. Algoritmo baseado em aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural da Qualis possibilita a vigilância global de infecções hospitalares, independente do tamanho da instituição, com acurácia e sensibilidade para identificação das infecções. Esta tecnologia possibilita uma melhor eficiência do controle de infecção, reduzindo o tempo para a vigilância destas infecções que pode chegar a 18 horas para cada 100 leitos por semana com o método manual usual. Além disso, possibilita que o profissional de controle de infecção esteja super utilizando seu expertise a beira de leito trabalhando na prevenção direta das infecções. O método proposto pela Qualis une a tecnologia com a revisão humana em um processo eficiente, semi-automatizado o que garante a segurança e melhora a acurácia e o valor preditivo positivo da análise. Portanto, ela busca e define infecções hospitalares e a partir deste diagnóstico cria uma lista de casos e seus respectivos critérios para serem confirmados ou excluídos pelos profissionais de controle de infecção (padrão ouro).

Resultados Apresentados pela ISA

A compilação e análise de dados pelo Robô de busca ativa poupa em torno de 60% da carga horária total de um profissional de controle de infecção e aumenta a acurácia e eficiência do processo de vigilância das infecções.

Monitoramento de casos de Covid-19

Triagem de sintomas.

Controle de acesso - Tudo ok

Controle de acesso - Encaminhamento para Telemedicina

Esta ferramenta desenvolvida para triagem de sintomas permite que as empresas e hospitais possam ter um controle dos ambientes de trabalho, sinalizando aos gestores profissionais que autodeclararam sintomas relacionada à infecção por covid-19. O sistema open-source permite que os gestores acompanhem indicadores diários sobre a sintomatologia das pessoas que circulam na empresa. Permite ainda que em um pacote ampliado os profissionais da Qualis, possam analisar curva e tendências de aparecimento de sintomas e trabalhar no rastreio de profissionais e infecções dentro da empresa. Neste módulo, os profissionais das empresas que desenvolvem infecção também podem ter acesso aos infectologistas e são acompanhados por estes profissionais por um período até o retorno ou a suspensão da sua quarentena.

Predição de desfecho em resistência bacteriana

Ferramenta baseada em aprendizado de máquina é capaz de predizer riscos relacionados ao paciente individual para aquisição de uma infecção por bactéria resistente. Esses algoritmos auxiliam na tomada de decisão com relação a melhor escolha de uso de antibióticos e servem de base para os médicos infectologistas fazerem a análise individual de cada caso de infecção.

Motivação Especial
A vigilância epidemiológica, método de identificação de infecções hospitalares e seus eventos de risco, é desenvolvida pela Qualis através de tecnologias e processos de televigilância, um conceito inovador para gestão inteligente de indicadores que melhora a acurácia e eficiência deste processo.

Perfil de Sensibilidade

Com o módulo de Perfil de Sensibilidade do Portal Qualis, o médico infectologista tem a vantagem de consultar a qualquer momento o perfil de sensibilidade aos antimicrobianos dos microrganismos de seu hospital, podendo utilizar filtros para facilitar a consulta.

O diagnóstico acurado das infecções hospitalares, o planejamento e implementação de ações de melhoria, o acompanhamento dos indicadores e a comprovação da melhoria são seguidos pelos profissionais da Qualis em conjunto com os controles de infecção dos hospitais remotos através ferramentas de teleconsultoria.

Os Indicadores são acompanhados mensalmente pela equipe da Qualis e relatórios de gestão são apresentados aos líderes das instituições. O acompanhamento dos indicadores e a sua interpretação são realizados conforme a ciência da melhoria do Institute for Health Improvement (IHI). A célula da mudança são os ciclos de PDSAs – Plan-Do-Study-Act – com o planejamento, ação, análise e implementação da mudança. Para que as melhorias ocorram o método de trabalho deve ser modificado, o que é proposto e acompanhado pela Qualis em Dashboards mensais.

Como aumentar a segurança e reduzir custos?

A partir da máxima que os sistemas estão perfeitamente desenhados para alcançar os resultados que obtém, a Qualis introduz mudanças nos processos em prol de resultados melhores. Para trabalhar em sistemas complexos e dinâmicos a redundância é uma das mudanças para garantir a segurança do paciente e da instituição. Como errar é humano precisamos construir um sistema que elimine o erro através de barreiras, checagens, re-checagens, olhares diferentes, indicadores e gestão destes, feedback aos profissionais e vigilância contínua. O programa de controle de antimicrobianos via teleinfectologia reduz o risco de erro a partir de uma revisão da indicação de uso de antibióticos por um especialista em tempo real. Esta comunicação é clara, objetiva e rápida. A literatura médica é consistente quando coloca que 50% das prescrições de antimicrobianos em hospitais é inadequada.

Redução de bactérias multirresistentes

A assessoria de controle de Infecção da Qualis visa proporcionar a prevenção da disseminação de doenças infecto-contagiosas e a prevenção e controle de infecções relacionadas à assistência à saúde. Com um trabalho qualificado em conjunto com a CCIH do hospital parceiro, diversos resultados positivos são apresentados em função dessa parceria, como a redução de bactérias multirresistentes nos hospitais, a redução de custos hospitalares e maior segurança aos pacientes.

Três passos para controlar a resistência bacteriana

A geração de resistência bacteriana é um processo complexo podendo haver a transferência desta resistência entre bactérias, de paciente para paciente pelos profissionais de saúde ou pelo ambiente hospitalar e pela pressão do uso de antibióticos. Unindo ferramentas eficientes de teleinfectologia, televigilância e monitoramento da resistência bacteriana conseguimos uma redução significativa de resistência bacteriana que impacta o manejo direto aos pacientes, redução da carga de trabalho, tempo de internação, custos hospitalares.

Saiba mais sobre a Qualis

Assista o vídeo sobre a Qualis, apresentado pelo Dr. Rodrigo Pires dos Santos.